domingo, 12 de julho de 2015

Restauração - Quando não vale a pena


      Quando sabemos que uma coisa não vai dar certo? Não tem mistério, é como na vida... às vezes insistimos, mas sabemos que não vai dar certo. Imagem é como gente, também tem limite, também sofre as ações do tempo, também sofre por descuido, por esquecimento, por falta de luz.. 
      Esta fotografia é apenas parte de uma imagem maior, cujos danos são tantos e tão grandes, que é impossível consertar, então fiz um recorte e trabalhei bastante para chegar a esse resultado muito imperfeito. O trabalho aqui, exige desenho para recuperar os traços, e aí... você só pode contar seu talento e seu imaginário. Ainda tem que conhecer bem o modelo original. 
     Nessa imagem usei todas a técnicas de restauração combinadas e não consegui chegar a um resultado satisfatório. A primeira dificuldade é que como há muito mofo, por mais que a resolução esteja possível de tratar, não há um só espaço (pequeno que seja) na imagem original, de que você possa fazer uso para criar o espaço à volta. Não há contornos, não há linhas definidas... enfim, não há nada a não ser o recurso de sua imaginação. Então... tem coisa que não vale a pena mesmo.     


Nenhum comentário: