terça-feira, 21 de outubro de 2014

Textura em Volume - Efeito Metal

     
      Aplicar texturas em volumes é em geral um trabalho árduo. Às vezes aquilo que imaginamos, não tem a mesma força de expressão quando a edição fica pronta e o resultado é completamente daquele efeito de cinema que a gente esperava encontrar. 
      Após muitas e muitas tentativas e erros, tentando ajustar uma textura qualquer a  alguns volumes, confirmei aquilo que tenho observado já ha algum tempo: O tamanho das repetições da textura, tem que estar proporcional ao elemento de volume, para que não se remova os traços desse volume, e não se perca a ideia dos contornos, prejudicando assim a forma. 
      Antes de aplicar o efeito de metal, no cachorro Pingo da foto, pesquisei vários métodos,  utilizando efeito Chrome e ajustando os valores a todos os limites, mas, sem sucesso. Desanimada, parti para ajuste de cor  combinado com efeito plastic, que garante alguma ilusão de superfície brilhante, outra vez sem sucesso. Após ver a aplicação de efeito madeira em um volume, tive a ideia de criar uma textura de metal e guarda-la como uma imagem para usa-la como aplicação mesmo.
      O segredo em aplicar texturas, é criar uma relação entre a proporção da repetição do padrão e os contornos do volume. É claro que aplicar metal a uma esfera é diferente de aplicar metal a uma foto de um animal, por exemplo. Uma esfera não tem contornos disformes e a preocupação maior seria com os reflexos de coisas à volta. Um animal ou qualquer outra forma irregular, precisa ter os contornos mais fortes que a textura, sem que isso seja visto de uma forma muito grosseira, mas apenas como uma sugestão aos olhos. Então, escolher um padrão de repetições pequenas, foi o que determinou o sucesso desse resultado.     

Nenhum comentário: