quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Edição - Certo e Errado

     Há cada ano que passa, mais e mais pessoas fazem uso de recursos para modificar a aparência. Isso é fruto da massificação da cultura de consumo, tão crescente, que subverteu a beleza, que necessitou sair das salas de cirurgia plástica para se incorporar às imagens registradas. Não bastando as correções cirúrgicas, tornou-se necessário também, endossar esse procedimento perpetuando a correção através de editores digitais.

     O impacto causado na cultura por programas de edição de imagens é tão grande, que abre-se espaço para que se idealizem leis para regulamentar essa prática, a fim de controlar a mensagem passada através da imagem editada em anúncios (leia reportagem). Algumas correções são tão perfeitas que apenas sob o olhar de especialista e bom observador, é possível detectar-se intervenções. Alguns programas de TV dedicam espaço em sua grade, a desvendar essas intervenções (outro sintoma da presença sistemática da edição digital). Sites como Desastres Photoshop, cuja proposta é publicar "erros gritantes em edições" apontam não somente erros no procedimento da edição como também graves efeitos que podem manipular até um destino.

     Malfeitorias à parte, a edição de imagens é também um remédio sem par, para os que necessitam recuperar momentos, que apesar de perpetuados por lentes fotográficas, podem perder seu registro para os efeitos brutais do tempo. Assim, o cuidado na edição, passa não somente pela habilidade de se utilizar uma ferramenta, mas pela capacidade de limitar o seu uso e pela responsabilidade de avaliar seus efeitos.

     Não há pecado em remover manchas, montar cenários, remover objetos indesejados, destacar planos ou realçar a beleza, mas é necessário dosar com precisão cada intervenção a ser feita para que o resultado seja o retrato de uma realidade possível e inocente.

     Mônica Torres



A foto da postagem é um cartão postal antigo que teve seu selo/marca removido na minha edição, a fim de dar apenas à imagem, o destaque merecido.
Trabalho feito para o site Retalhos Históricos de Campina Grande


Nenhum comentário: