sábado, 8 de novembro de 2014

Edição - Efeito Dragan

   
     Um dos efeitos que fazem mais sucesso na atualidade é o efeito dragan, que tem seu nome a partir de Andrzj Dragan, um exótico polonês pós graduado em física quântica, que jamais provou café, ganhou várias competições de música.. e para nosso deleite, envolveu-se com fotografia desde 2003. O seu trabalho é tão único, tão especial, pela peculiaridade com que valoriza a palidez e as sombras das imagens, que o mundo acabou dando seu nome a um estilo de efeito em edição de imagens.
      O efeito Dragan é singular, e como ele mesmo diz sobre suas imagens "algumas pessoas afirmam que um bom retrato revelará alguma verdade sobre o modelo. Estou triste, sem dúvida, ao declarar que este povo não vai encontrar nada de interessante na minha fotografia que não tem essa finalidade."
      Bem, eu acho o efeito divino, e muito embora eu nada entenda de fotografia, o bom e velho photoshop é meu aliado. Consegui reproduzir o efeito na foto de Clint Eastwood, sobrepondo camadas de máscaras e trabalhando em cada uma delas nos ajustes de cor, saturação, acabamento e curvas de iluminação. Este efeito é também usado em imagens em preto e branco e o resultado é mais bonito em pessoas do que em coisas.
      Para quem deseja conhecer o trabalho desse gênio da fotografia, aqui vai o link Andrzj Dragan

Nenhum comentário: