segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Montagens de efeito

   
 
      Hoje quero falar de montagem. Tenho visto de tudo em Photoshop. Todos os dias, abre-se uma possibilidade nova quando pesquisamos. Quando digo que imagem é tudo, é porque nossos olhos, que procuram por padrões que nossos cérebros conhecem, sentem a sensação de conforto ao encontrar a harmonia em uma imagem, seja ela por profundidade, por luminosidade ou por cor.
      Dentro do que considero padrão aceitável de imagem, (sem exigências de perfeição, mas apenas pertencendo ao plano confortável aos olhos), as imagens do dia a dia, editadas e montadas para publicidade são as mais comuns. Às vezes o trabalho de montar é tão técnico, tão.. tão mecânico, que esquecemos de passar por eles a mensagem desejada. Essa tem sido uma constante nos trabalhos de montagens que vejo nas milhares de publicidades. As empresas optam por contratar um editor às vezes apto e ansioso por despejar sua bagagem de experiências em edição de imagem, sem se importar absolutamente se o resultado será apenas "uma montagem" ou a "materialização de uma ideia".
      Bem, isso para mim é o que faz a diferença numa montagem. A ideia por trás dela deverá ficar para dentro dos olhos de quem vê. 
      Fora aqueles detalhes a que os críticos ficam de olhos bem abertos e qualquer deslise, sua montagem vai parar na lista negra dos "erros graves em photoshop", o que você pensa quando olha uma imagem? há três impressões que ficam: a sensação (de harmonia ou desarmonia), o sentimento causado (a imagem é um link para um tempo) e finalmente a identificação da mensagem por trás dela. 
      Então... olhando essa imagem, o que você vê? 

Nenhum comentário: