Um dos trabalhos mais difíceis que fiz.
A foto é única (de 1969), e você lembra com afeto dos colegas, mas o tempo encarregou-se de fazer o trabalho dele: amarelar, embaçar e danificar o que já não tinha foco originalmente... e aí você descobre que não pode sequer remover a fotografia do álbum, sob o risco de destruí-la de vez, na retirada do adesivo, o que fazer?
Nesse caso, a estima do cliente pela foto, determina a tolerância com os resultados.
É possível restaurar em circunstância especial e leva mais tempo e trabalho "de arte", do que você espera.
Além do tratamento padrão (correção de sombra, luz, arranhões, manchas), é possível devolver "a impressão" dos traços a partir das sombras dos contornos.
Detalhe 1 - Texturas
O problema está em que não há foco na imagem, mesmo que você tenha escaneado em alta resolução. Então o que resta, é observar as sombras e acreditar na sua intuição.
É claro que o resultado não pode ferir a fotografia, então é necessário retirar as imperfeições, mas manter o padrão visual.
Você não pode deixar perceptível diferenças na textura.
Detalhe 2 - O que há nas sombras?
O trabalho de restaurar às vezes exige mais sensibilidade do que domínio de ferramentas.
Descobrir para onde o garoto olha, como eram os lábios... enfim, identificar os traços para refazer a imagem. E como saber que deu certo, se não conheço os rostos originais?
Pesquisa!!!
Tudo que puder ajudar, é bem vindo. Neste caso específico, me guiei pelos rostos e detalhes de uma foto posterior. Alguns dos garotos estão lá e pude ter uma noção de como eram seus traços.