domingo, 19 de junho de 2016

Restauração - 80% de Danos

       Restauração com 80% de dano, é uma roleta russa, você não sabe o que vai acontecer.
    Os trabalhos mais difíceis são os de se remover falhas brancas como estas da imagem aqui mostrada, que impedem de se ver os contornos e os limites entre a sombra e a luz.
     O fotógrafo na época, errou no equilíbrio entre luz e sombra. Restou, tentar compensar essa falha com simulação de contornos e formas. Tive que desenhar a orelha e refazer os contornos do pescoço para obter uma forma razoável.   
     Muitas vezes gasta-se muito tempo suavizando o meio tom para produzir uma passagem suave entre claro e escuro, para que não haja choque e deformações na imagem, nas áreas de limite. Não encontra os limites? Desenhe! O resultado pode ser bom.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Restauração sem resolução


        Somente aquela foto que reúne a família.. que às vezes você encontra na casa de um parente e descobre que nunca tinha visto.. e que metade do pessoal fotografado não está mais aqui, então, é claro que vale a pena restaurar e identificar direitinho cada pessoa na foto. 
      Restaurar foto antiga com alto dano já é um trabalho difícil. Só há uma coisa ruim que se compare.. restaurar fotografia de alto dano e com resolução ruim.
       A fotografia nesta postagem é um exemplo disso. 80% de dano e uma resolução péssima. Aí o restaurador precisa restaurar para um nível em que seja possível entender os traços, as sombras e os contornos, mas terá que preservar a textura quadriculada dos pixels para não gerar diferenças gritantes entre blur e sharpen. 
       Imagens muito antigas, costumam degenerar a granulação das tintas, formando excessivos brancos e às vezes brilhos estranhos nos pretos. 

domingo, 5 de junho de 2016

Colorização

       Uma foto de estúdio, com boa conservação é sempre o melhor de se trabalhar. Uma coisa boa na era digital, é poder destacar detalhes não vistos nas fotos originais em papel. Na foto em questão por exemplo, os contornos do vestido só aparecem depois da colorização. É possível destacar os detalhes e devolver brilhos não vistos na imagem original.
       A cor, não é somente um fator de beleza, mas um resultado de revelação também. Detalhes como o broche prateado no vestido marrom da modelo, o brilho da pulseira viram destaques e atraem o olhar para o conjunto completo da imagem, não somente para o rosto. 
       Colorizar tem seus melindres, e passa longe de ser somente adição de cores. É preciso trabalhar nas sombras e nas luzes.. e ambientar tudo à volta.