Panorâmica - Montagem Manual
Panorâmica - Montagem Automática
É possível obter uma foto panorâmica em photoshop montando fotografias. Muito comum para produzir banners, a foto panorâmica também pode ser útil quando você necessita mostrar uma imagem que é suficientemente grande para exceder o limite da tela de sua câmera. É isso que mostro nestes dois exemplos. O fotógrafo aqui, não tinha distância suficiente para enquadrar toda a casa no ângulo de sua lente, então ele tirou as fotos obedecendo uma sequência de imagens de ponta a ponta.
O próximo passo foi juntá-las harmonicamente a fim de produzir uma só imagem. O Photoshop oferece um recurso automático excelente para esse tipo de trabalho, com flexibilidade de ajuste e executando o serviço rapidamente como num passe de mágica. No entanto você também pode fazer sua montagem manualmente. Muito embora o método manual seja mais demorado e exija mais habilidade para ajustar as áreas coincidentes, às vezes é o único recurso de que você pode lançar mão. O que acontece é que algumas sequências não conseguem ser automaticamente montadas.
A primeira imagem panorâmica aqui, foi produzida com a montagem de 3 fotografias e depois de tentar todas as opções automáticas, percebi que o melhor a fazer era a montagem manual. Não é um resultado perfeito, mas quando você não dispõe de muitas sequências para escolher, tem que se valer do material que tiver e procurar ajustar da melhor maneira as fotos, de forma a disfarçar as emendas. É importante fazer ajustes de luz, cores e sombras separadamente e às vezes usar o match color para combinar as cores e suavizar a transição.
A segunda imagem (sequência de 5 fotos) foi obtida a partir do photomerge e preferi deixa-la sem o acabamento que remove as áreas excedentes e as transparentes, para mostrar como o photoshop se comporta fazendo a sua própria montagem.